terça-feira, 10 de maio de 2011

Relatos de Agressão Fazem Pais Desistir de Berçários

0 comentários
Campina Grande - “Aperta meu pescoço que eu quero dormir”. Quando ouviu o filho de dois anos dizer essa frase, a dona de casa Verônica Gomes, que mora em João Pessoa, ficou assustada, mas não conseguiu entender seu significado. 

A partir daí, começou a perceber que seu filho vivia agitado, tinha medo das outras crianças e chorava compulsivamente sem motivo aparente. Quando a mãe o pegava nos braços esperando ele dormir, repetia a frase assustadora. Quando enfim conseguia dormir, falava algo mais assustador ainda:“Dorme...apanha....dorme...apanha”. 

O relato até parece ser de um filme de terror, mas faz parte da realidade. É o alerta de uma mãe que colocou o filho em uma creche, acreditando que nesse lugar ele estaria protegido. “Hoje, meu filho tem 13 anos de idade e sofre por tudo que passou na creche, apesar de não lembrar”, conta. De acordo com Verônica, o adolescente tem pânico de outras pessoas e atualmente vive isolado. Sua história serve de exemplo e, principalmente, de alerta para as mães que colocam os filhos em berçários e creches, pois a cada dia cresce o número de reclamações de maus-tratos nesses locais. 

“Quando meu filho nasceu eu trabalhava e não tinha com quem deixá-lo, por isso o coloquei na creche”, lembra. “Antes de colocá-lo fui visitar o local, que tinha psicólogos, boa alimentação e aparentava ser um ambiente agradável e feliz para as crianças, mas eu me enganei, pois a realidade era outra”, declara. “Ninguém pode cuidar melhor do filho que a própria mãe”. Verônica lembra que o filho ficava a cada dia mais triste, apesar de ainda ser uma criança de dois anos. 

Ela conta que uma vez, quando estava a caminho da creche, o filho começou a chorar desesperadamente, sem controle. Verônica tentava consolar a criança, mas não conseguia. Mostrando o slogan colorido da creche, disse: “Olha filho, como é lindo”. Diante disso, o menino – agora chorando ainda mais – declarou inconformado: “Isso também dói”, apontando para o slogan. Para sua surpresa, quando chegaram à creche, seu filho parou imediatamente de chorar alto, mas as lágrimas continuavam a cair.

“Ele chorava em silêncio e aquilo me chamou atenção, porque uma criança de dois anos não tem entendimento para chorar assim, a não ser que alguém o intimide e o proíba”, destaca. As poucas palavras que o menino falava tropeçando, tinham relação com sofrimento e tristeza. “Falar mesmo ele só conseguiu aos cinco anos de idade”, lembra a mãe. Verônica então começou a juntar as peças do quebra-cabeça, até começar a desconfiar que o filho estava sofrendo maus-tratos na creche. 

“Falo desconfiar porque eu nunca vi, mas os indícios foram muitos”, afirma. Só quando engravidou do segundo filho foi que resolveu pedir demissão, tirar o mais velho da creche e ficar em casa se dedicando exclusivamente à missão de mãe. Ao perceber que o filho tinha um comportamento diferente das outras crianças levou-o ao médico. O diagnóstico apontou que seu filho ficou com sequelas por ter sofrido maus-tratos e repressão nos primeiros anos de vida. As consequências foram drásticas. Até hoje, o filho de Verônica faz tratamento com psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos e fonoaudiólogos. 

Em novembro do ano passado, a denúncia de maus-tratos a crianças em um berçário em Goiânia, revoltou pais de todo o Brasil. De acordo com a Polícia Civil de Goiás, a agressora seria a proprietária do berçário. Em uma de suas entrevistas sobre o caso, a delegada chegou a dizer que o local é “um ambiente de tortura, com choro constante. Algumas crianças passam o dia amarradas em carrinhos, são beliscadas e têm os dedos esfregados no muro até sangrar, o que a gente considera muito grave”. 

As exigências dos pais são muitas, por isso, a cada dia os berçários precisam oferecer não apenas conforto, mas – acima de tudo – segurança para seus filhos. Com medo de não encontrar esses requisitos, a professora Adriana Paiva está adiando ao máximo colocar a filha de um ano e nove meses no berçário. “Desde que voltei a trabalhar, quem fica com ela é minha sogra”, explica. Pelas histórias que já ouviu, não tem coragem de deixar a criança com ‘desconhecidos’. “Já visitei alguns berçários que aparentam ter boa estrutura e bons profissionais, mas ainda não tive coragem”, destaca. 

O problema existe, é grave e pode trazer sérias consequências para a vida da criança. O pior de tudo é que a situação pode ser ainda mais crítica e preocupante, pois a subnotificação de casos desse tipo de violência ainda é uma realidade na Paraíba, como no resto do país, destaca Soraya Escorel, promotora da Infância e Juventude. “A estimativa através das pesquisas realizadas é que de cada 20 casos de agressão física apenas um é denunciado”, revela.

Pais precisam estar vigilantes e atentos ao cotidiano da criança
Para a promotora da Infância e Juventude, Soraya Escorel, grande parcela da violência praticada contra a criança permanece desconhecida das autoridades por falta de notificação. “Infelizmente, esses casos ainda continuam sendo encobertos pela família e pela sociedade, aliada a dificuldade dos profissionais, sobretudo os da saúde, em notificar os casos que têm conhecimento”, explica Soraya. “É lamentável que a lei do silêncio familiar continue imperando diante da violência, apesar dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, completa.

Diferente do que acontece em outros Estados brasileiros, conforme a promotora de Justiça, a sociedade local ainda não está acostumada a denunciar casos de maus-tratos em creches e berçários. “A maior dificuldade é que os estabelecimentos, ao tomarem conhecimento de uma possível fiscalização de rotina, costumam ‘maquiar’ os problemas, não deixando nenhuma evidência de irregularidade”, explica, lembrando que a partir desse fato fica mais fácil entender o baixo índice de queixas junto ao Ministério Público.

A promotora da Infância e Juventude, Soraya Escorel, faz um alerta importante aos pais, “que devem estar mais vigilantes e presentes no cotidiano dos filhos. Atentos, sobretudo aos sinais que as crianças apresentam, investigando e participando mais de sua educação, numa relação sadia entre família e instituição”. Por isso, à menor desconfiança de maus-tratos, a denúncia deve ser feita. “Os pais têm de cobrar providências das autoridades”, afirma.

O Ministério Público, conforme declara a promotora, trabalha na prevenção aos casos de maus-tratos, procurando contribuir, seja com ações na Justiça, seja com fiscalizações ou expedição de recomendações. “E mais, dialogando através de um grupo de trabalho de atendimento à criança e ao adolescente, que se reúne uma vez por mês”, comenta Soraya. “É triste sabe que existe um pacto doloroso com a própria vítima, que não consegue fazer a denúncia, o que vai implicar em grande violência psicológica”, alerta.

Além do medo, os maus-tratos geram uma série de problemas às crianças, seja de ordem física ou psicológica. “A maior dificuldade enquanto autoridade é perceber a agressão que não deixa marcas visíveis na criança”, afirma. Ela lembra que para uma criança, um adulto significa alguém capaz de protegê-la, por isso, “quando ela passa por uma situação de maus-tratos, significa que houve uma quebra. Quem devia protegê-la, falhou”. Um dos reflexos pode ser o ciclo da violência: a criança que hoje é maltratada, amanhã tende a maltratar outra. “É natural que a criança tenha medo e não consiga denunciar em razão das ameaças que sofre”, explica.

Quando os casos de maus-tratos são denunciados geralmente é feita a advertência, a suspensão das atividades e o prazo para adequação; quando a situação é mais grave, ocorre o fechamento da creche ou berçário, “pois instituição que trabalha com crianças deve estar adequada às exigências do Conselho Municipal de Educação, responsável por emitir autorizações de funcionamento”. Entretanto, quando chega ao conhecimento do MP, o promotor pode solicitar vistoria e avaliação interdisciplinar nos berçários e creches ao conselho.

Creches não têm denúncia de maus-tratos
  
Nas creches do município de João Pessoa, agora chamadas de Centro de Referência em Educação Infantil (Creis), segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Educação, não há denúncias sobre maus-tratos. As crianças entram às 7h e saem às 17h. São oferecidas cinco refeições diárias e os objetos são individualizados. São 39 Creis; em cada sala de aula são 20 crianças acompanhadas por um professor e um monitor. Segundo a assessoria de imprensa, o padrão pode ser comparado a das melhores creches privadas.

Em toda a Paraíba, são 44 creches, sendo 31 em João Pessoa, dez em Campina Grande e as demais em outros municípios do interior do Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação estão matriculadas 4.200 crianças, que chegam às 7h e saem às 17h. Nenhuma denúncia foi recebida desde o dia 18 de fevereiro deste ano, quando as creches passaram a ser de responsabilidade da Secretaria de Educação. Até 2010, a competência era da Secretaria de Desenvolvimento Humano, que não soube informar se foram recebidas denúncias nos anos anteriores.

Na Delegacia de Repressão aos Crimes contra Crianças e Adolescentes nenhuma queixa foi feita nos últimos anos. “Não lembro de nenhum caso de maus-tratos em creches ou berçários”, explicou a delegada Joana D’arc Sampaio. Diante da ausência de queixas há duas hipóteses: a primeira é que os maus-tratos realmente não acontecem na Paraíba; a segunda é que não são denunciados, seja por medo, desconhecimento das leis, ou mesmo por falta de atenção dos pais para com os filhos. Fica o alerta!  



Prefeitura instala parquinhos em escolas municipais e Creis

0 comentários

Os alunos das escolas municipais e dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) poderão brincar, escorregar, dependurar-se, subir e descer em brinquedos nos 90 'playgrounds' que já começaram a ser instalados nos pátios de cada instituição. A previsão é que até a próxima semana os parquinhos estejam todos instalados. A Prefeitura de JoãoPessoa (PMJP), por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes (Sedec), pretende com essa iniciativa garantir a segurança em um ambiente colorido, simbólico e agradável, impulsionando as crianças a novas experiências e descobertas corporais.

A proposta é utilizar os espaços externos das escolas e Creis para uma interação e socialização das crianças como um todo. “O pátio e playgrounds proporcionam às crianças um gostoso banho de sol, correr, pular, escorregar, dependurar-se, arrastar-se, esconder-se, subir e descer em parquinhos, subir e rolar morro abaixo, jogar bola e pular corda. Essas atividades farão com que conheçam e interajam com colegas de diversas idades, imitando e se complementando em brincadeiras organizadas ou espontâneas”, disse a coordenadora da Educação Infantil, Tacyana Clemente.

Ela acrescentou, ainda, que os espaços externos devem propiciar e acolher as necessidades de fabulação e de imaginação das crianças e permitir a livre expressão e exploração de todo o repertório simbólico-corporal, mas tudo isso em espaços planejados.

Escolas e Creis desenvolvem projetos de horta e arborização

0 comentários

Os alunos de 15 escolas municipais de 
João Pessoa e crianças de três Centros 
de Referência em Educação Infantil 
(Creis) estão tendo uma experiência no 
mínimo diferente no que diz respeito à 
educação ambiental. 
 

São os projetos e “Arborização na Escola”, desenvolvidos pelas secretarias de 
Educação e Cultura (Sedec) e do Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura da Capital 
(PMJP). O primeiro projeto implantado foi o ‘Escola Verde’, em 2006, para alunos 
da 5ª à 8ª série. Dois anos depois, a iniciativa foi ampliada e já consta na grade 
pedagógica de alunos do 1º ao 9º ano da rede pública municipal. As aulas práticas 
acontecem com a participação dos professores, funcionários e alunos e enriquecem 
a teoria da disciplina de Ciência no turno em que o jovem está matriculado. No 
horário oposto ao que freqüenta a escola, o estudante também participa do projeto, 
aprendendo a cultivar e manter a horta. 
Maria Auxiliadora Clemente Dantas, coordenadora de  Educação Ambiental da 
Sedec, explicou que nenhum agrotóxico é utilizado durante o processo de cultivo e 
que tudo o que é produzido é consumido pelos próprios alunos na merenda escolar. 
“Nós plantamos tomate, coentro, pimentão, cenoura,  beterraba, couve, entre 
outras hortaliças e verduras. Todos esses produtos  incrementam o cardápio da 
merenda escola, contribuindo assim para uma alimentação mais saudável”, 
salientou a coordenadora. 
Na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Bairro de Mangabeira, o projeto se 
expandiu a comunidade e ganhou o nome de ‘Horta Solidária’, pois os familiares 
dos alunos também participam desse processo de aprendizado. Já na Escola 
Augustinho da Fonseca, no Cristo Redentor, e que atende crianças do 1º ao 4º ano, 
o projeto foi ampliado para além de hortaliças e também estão sendo cultivadas 
plantas. 

Com o sucesso da iniciativa, a Secretaria de Educação está implementando em três 
Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) que funcionam na comunidade 
de Porto de João Tota (Mandacaru) e nos bairros do  Valentina Figueiredo e das 
Indústrias. Este projeto é desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do 
Brasil (FBB). 

Plantio de árvores – Outra ação que envolve o alunado da rede de ensino municipal 
com a educação ambiental é o projeto ‘Arborização na Escola’, desenvolvido desde 
janeiro de 2008. Consiste em plantar árvores nativas e frutíferas nas escolas da 
rede pública, cujos frutos serão utilizados também na merenda escolar. 

Cinco escolas e um Crei já estão participando dos trabalhos realizados em parceria 
com a Semam, que cede as espécies nativas (pau-brasil e acácia, por exemplo) e a 
Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), que fornece as frutíferas. No 
Centro de Referência do Porto de João Tota já foram plantadas mudas de pinha, 
graviola e caju.

Capital terá cinco novos Creis para atender 600 crianças

0 comentários
Nos próximos seis meses, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estará construindo cinco novos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) na Capital. O prefeito Luciano Agra assinou, nessa terça-feira (24), a ordem de serviço autorizando o início das obras dos novos Centros, que vão atender comunidades em quatro bairros e beneficiar cerca de 600 crianças com idade entre 2 e 5 anos. Os investimentos correspondem a R$ 2,5 milhões em recursos próprios do município.

As novas unidades para a Educação Infantil serão construídas nas comunidades Jardim Laranjeiras, no José Américo; Nova República, no João Paulo II; Santa Clara, no Castelo Branco; e ainda Sonho Meu e Santa Bárbara, no bairro do Valentina Figueiredo. Nos últimos cinco anos, o governo municipal construiu dez novos Creis, com investimentos de R$ 4,5 milhões.

Durante a solenidade, realizada no auditório do Paço Municipal, Luciano Agra ressaltou que esta é mais uma ação entre as 37 previstas para esse mês de aniversário da capital. Desta vez, mais uma iniciativa que dá continuidade aos investimentos em educação que vêm sendo aplicados pelo município nos últimos cinco anos.
"Desde o início da nossa gestão, assumimos um compromisso com a educação. E esses investimentos já estão trazendo grandes resultados. Queremos mais; queremos oferecer uma educação de qualidade já a partir do início da entrada dessas crianças em sala de aula, através da Educação Infantil. Entramos em uma segunda fase de construção de novos Creis, com um projeto que busca melhorar a qualidade dos serviços e, com isso, da educação que oferecemos nessas unidades", destacou o prefeito.

Educação e lazer - Os cinco Creis que serão construídos pela PMJP terão capacidade para atender a 120 crianças cada um, que, por um período de 10 horas por dia, terão acesso a atividades pedagógicas, aulas de artes, música, educação física, recreio, e ainda cinco refeições diárias.
Para isso, o projeto de cada unidade prevê a criação de quatro salas de aula, brinquedoteca, área coberta e outra não coberta para os momentos de recreio, além de sala para almoxarifado, secretaria e cozinha. Os Creis também irão contar, cada um, com uma equipe formada por professoras e monitoras, técnicos em pedagogia, além de diretora, cozinheira, auxiliares de cozinha e de limpeza.

Reivindicação atendida - A solenidade de assinatura da ordem de serviço também contou com a participação do secretário de Infra-Estrutura do Município (Seinfra), João Azevedo; da secretária titular e do secretário adjunto de Educação e Cultura do Município (Sedec), Ariane Sá e Rômulo Gondim; delegados do Orçamento Democrático, empresários e moradores das comunidades beneficiadas.
"Nossos Creis diferem dos modelos das antigas creches, porque além de contarem com toda uma estrutura adequada para receber as crianças, possuem uma equipe de profissionais prontos para desenvolver todo um trabalho pedagógico e lúdico em sala de aula", ressaltou a secretária Ariane Sá, lembrando que a construção dos Centros atende a uma reivindicação das comunidades, realizada através do Orçamento Democrático.

PMJP investe na qualidade da educação infantil nos 39 Creis

0 comentários
foto
Nos últimos seis anos, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) tem investido na educação infantil, tanto na parte estrutural quanto na qualificação dos professores. Investimento de R$ 7,2 milhões adquiridos com recursos próprios que vem satisfazendo pais e educadores. São 39 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) instalados em diversos bairros da Capital, que atendem hoje mais de 4 mil crianças de 04 meses à 05 anos de idade.
Durante 10 horas por dia, as crianças têm ensinamentos pedagógicos, aulas de arte, educação física, cinco refeições diárias, hora do banho (manhã e tarde), hora do descanso e recreação livre. "Desenvolvemos um trabalho com regras, mas onde as crianças se sintam a vontade. Cada criança tem seu kit de banho (toalha, sabonete, xampu e creme), de roupa (short, blusa e chinelo personalizados com o símbolo da PMJP), e de higiene (pasta de dente e escova)", afirma Kátia Cilene Lopes, coordenadora dos Creis.
Com a valorização no ensino infantil, os Creis vem atraindo crianças de todas as classes sociais. "Trabalhamos em conjunto e cuidamos de cada criança como se fossem nossos filhos. Meninos e meninas saem da ociosidade e ocupam a mente com atividades pedagógicas", relata Liliane Belarmino, coordenadora do Crei Júlia Ramos, no bairro da Torre, onde é realizado um trabalho criando um hábito de leitura. "Eles vão para a sala de leitura todos os dias. No final de cada ano é produzido um livrinho pelos próprios alunos", conclui Liliane.
A dona de casa Conceição Pereira tem duas filhas matriculadas no Crei Maestro Pedro Santos, no Conjunto Cidade Verde, em Mangabeira VIII. A mãe diz que no Crei as meninas tiveram pela primeira vez contato com a natureza, já que duas vezes por semana elas têm aula de educação ambiental em área livre, onde aprendem a lidar com a natureza.
Esse projeto é desenvolvido pela pedagoga e coordenadora Eliane de Oliveira Fernandes. "Nós temos uma horta em que a participação da criança é de fundamental importância para o crescimento individual de cada um deles. Eles plantam frutas e verduras, acompanham o desenvolvimento, colhem e depois consomem", relata Eliane.
Cada centro desenvolve seus próprios projetos e ações, mas no final todos têm o mesmo foco. As crianças de 02 e 03 anos de idade participam de brincadeiras educativas para conhecer as letras do alfabeto e as vogais, além de atividades audiovisuais que ajudam na percepção auditiva e visomotora. Já as de 04 e 05 anos começam a aprender a juntar as letras, identificar o nome, formar algumas palavras, produzir textos e conceitos básicos de matemática.
E para melhorar ainda mais a inclusão e o trabalho desenvolvido em sala de aula, o governo municipal está instalando nos centros laboratórios de informática direcionados para as crianças de 03 a 05 anos. A coordenadora do Crei Diotília Guedes Pereira, no Centro, Patrícia Lopes, disse que o aprendizado dos meninos melhorou muito depois da implantação desse serviço.
Berçários – Atualmente as creches contam com 13 berçários e todos com profissionais especializados, onde os bebês têm uma rotina, incluindo cuidados de higiene e alimentação, atividades pedagógicas de estimulação e recreação, até um cardápio diferenciado para cada idade.
Funcionamento – Os Creis funcionam diariamente das 07h às 17h. Cada unidade é composta de quatro amplas salas de aula, sala de leitura, brinquedoteca, diretoria, espaço coberto e outro descoberto para o recreio, cozinha, almoxarifados didático e de limpeza, rouparia, dispensa e área de serviço. Os centros contam com coordenadora, professoras, monitoras, técnico especialista em pedagogia, cozinheiras, auxiliares de cozinha e de limpeza, lavadeiras e vigilantes.
Inclusão social – Todos os Creis atendem portadores de necessidades especiais que desenvolvem as atividades com as outras crianças. Um exemplo de superação é de Rafael Silva Santos, de 04 anos, portador de síndrome de down. "Há dois anos quando matriculei Rafael no Crei ele mal falava. Hoje já se expressa, se defende e quando acorda a primeira coisa que faz é pegar a mochila. Estou feliz e realizada por aceitarem o meu filho como ele é", fala emocionada Maria de Fátima da Silva.
0 comentários
foto
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou nesta quinta-feira (14) a terceira edição do Programa "João Pessoa Faz Escola", que fará reformas e ampliações em 19 escolas e seis Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), com investimentos de R$ 19,6 milhões. Na terceira etapa do programa, a PMJP vai construir 90 novas salas de aula, passando a disponibilizar mais de 1.200.
"A educação para mim é tudo. Como professor e arquiteto valorizo ainda mais a função desse programa, porque a educação está no centro das minhas preocupações", afirmou o prefeito Luciano Agra. De acordo com ele, serão beneficiados mais de 25 mil alunos nesta etapa. O prefeito deve entregar nos seus três anos de gestão 250 novas salas de aula.
A secretária de Educação, Ariane Sá, afirmou que as melhorias na infraestrutura das escolas proporcionam mais qualidade no trabalho dos profissionais da educação e no aprendizado dos estudantes. Com a terceira etapa do 'João Pessoa Faz Escola', são 428 unidades entregues pela PMJP, sendo 178 na primeira edição, em 2009, 160 na segunda, em 2010, e 90 na terceira.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Planejamento (Seplan), Tarcísio Brasilino, que é responsável pelas obras do programa, a PMJP está trabalhando na aquisição de terrenos e desapropriação de áreas para a ampliação das escolas e Creis. Ele destaca que as unidades de educação terão estruturas de acessibilidade e equipamentos de segurança, como a brigada de incêndio e saídas de emergência.
Maria Dantas, diretora da Escola Pedra do Reino, no Grotão, está satisfeita com as reformas. A escola que ela dirige vai receber recursos de R$ 748 mil para construção de um ginásio poliesportivo, biblioteca e sala para professores, além de salas de aula. "Os alunos agora vão poder fazer Educação Física e a escola vai ter mais conforto e mais organização", revelou.
Ginásios - A secretária Ariane Sá destacou a construção de 15 ginásios poliesportivos nesta edição do 'João Pessoa Faz Escola'. Nas edições anteriores já foram construídos 31, sendo 24 na primeira edição e sete na segunda. "Estas 25 unidades que vão receber as obras são as últimas em que se pode fazer ampliações, porque não há mais áreas disponíveis na rede escolar municipal. A Prefeitura está adquirindo terrenos próximos às unidades contempladas para fazer as ampliações", explicou.
Conforme a secretária de Educação, as obras serão realizadas até o fim de 2012, quando a rede escolar municipal deverá contar com mais de 1.200 salas de aula. "Em sete anos nós vamos dobrar o número de salas. Nós estamos diminuindo a média de estudantes por sala, passando de 45 para 35, o que contribui para um aprendizado mais proveitoso".
Ideb – O prefeito Luciano Agra destacou a esperança de que a educação consiga galgar novos degraus, obtendo uma média maior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com as melhorias de infraestrutura. "Nossa média aumentou 50% nos últimos anos, mas podemos melhorar muito. Hoje estamos com 3,7, mas queremos alcançar a média 5 até o fim da gestão". A média máxima do Ideb é

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou nesta quinta-feira (14) a terceira edição do Programa "João Pessoa Faz Escola", que fará reformas e ampliações em 19 escolas e seis Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), com investimentos de R$ 19,6 milhões. Na terceira etapa do programa, a PMJP vai construir 90 novas salas de aula, passando a disponibilizar mais de 1.200. "A educação para mim é tudo. Como professor e arquiteto valorizo ainda mais a função desse programa, porque a educação está no centro das minhas preocupações", afirmou o prefeito Luciano Agra. De acordo com ele, serão beneficiados mais de 25 mil alunos nesta etapa. O prefeito deve entregar nos seus três anos de gestão 250 novas salas de aula. A secretária de Educação, Ariane Sá, afirmou que as melhorias na infraestrutura das escolas proporcionam mais qualidade no trabalho dos profissionais da educação e no aprendizado dos estudantes. Com a terceira etapa do 'João Pessoa Faz Escola', são 428 unidades entregues pela PMJP, sendo 178 na primeira edição, em 2009, 160 na segunda, em 2010, e 90 na terceira. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Planejamento (Seplan), Tarcísio Brasilino, que é responsável pelas obras do programa, a PMJP está trabalhando na aquisição de terrenos e desapropriação de áreas para a ampliação das escolas e Creis. Ele destaca que as unidades de educação terão estruturas de acessibilidade e equipamentos de segurança, como a brigada de incêndio e saídas de emergência. Maria Dantas, diretora da Escola Pedra do Reino, no Grotão, está satisfeita com as reformas. A escola que ela dirige vai receber recursos de R$ 748 mil para construção de um ginásio poliesportivo, biblioteca e sala para professores, além de salas de aula. "Os alunos agora vão poder fazer Educação Física e a escola vai ter mais conforto e mais organização", revelou. Ginásios - A secretária Ariane Sá destacou a construção de 15 ginásios poliesportivos nesta edição do 'João Pessoa Faz Escola'. Nas edições anteriores já foram construídos 31, sendo 24 na primeira edição e sete na segunda. "Estas 25 unidades que vão receber as obras são as últimas em que se pode fazer ampliações, porque não há mais áreas disponíveis na rede escolar municipal. A Prefeitura está adquirindo terrenos próximos às unidades contempladas para fazer as ampliações", explicou. Conforme a secretária de Educação, as obras serão realizadas até o fim de 2012, quando a rede escolar municipal deverá contar com mais de 1.200 salas de aula. "Em sete anos nós vamos dobrar o número de salas. Nós estamos diminuindo a média de estudantes por sala, passando de 45 para 35, o que contribui para um aprendizado mais proveitoso". Ideb – O prefeito Luciano Agra destacou a esperança de que a educação consiga galgar novos degraus, obtendo uma média maior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com as melhorias de infraestrutura. "Nossa média aumentou 50% nos últimos anos, mas podemos melhorar muito. Hoje estamos com 3,7, mas queremos alcançar a média 5 até o fim da gestão". A média máxima do Ideb é

0 comentários
foto
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou nesta quinta-feira (14) a terceira edição do Programa "João Pessoa Faz Escola", que fará reformas e ampliações em 19 escolas e seis Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), com investimentos de R$ 19,6 milhões. Na terceira etapa do programa, a PMJP vai construir 90 novas salas de aula, passando a disponibilizar mais de 1.200.
"A educação para mim é tudo. Como professor e arquiteto valorizo ainda mais a função desse programa, porque a educação está no centro das minhas preocupações", afirmou o prefeito Luciano Agra. De acordo com ele, serão beneficiados mais de 25 mil alunos nesta etapa. O prefeito deve entregar nos seus três anos de gestão 250 novas salas de aula.
A secretária de Educação, Ariane Sá, afirmou que as melhorias na infraestrutura das escolas proporcionam mais qualidade no trabalho dos profissionais da educação e no aprendizado dos estudantes. Com a terceira etapa do 'João Pessoa Faz Escola', são 428 unidades entregues pela PMJP, sendo 178 na primeira edição, em 2009, 160 na segunda, em 2010, e 90 na terceira.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Planejamento (Seplan), Tarcísio Brasilino, que é responsável pelas obras do programa, a PMJP está trabalhando na aquisição de terrenos e desapropriação de áreas para a ampliação das escolas e Creis. Ele destaca que as unidades de educação terão estruturas de acessibilidade e equipamentos de segurança, como a brigada de incêndio e saídas de emergência.
Maria Dantas, diretora da Escola Pedra do Reino, no Grotão, está satisfeita com as reformas. A escola que ela dirige vai receber recursos de R$ 748 mil para construção de um ginásio poliesportivo, biblioteca e sala para professores, além de salas de aula. "Os alunos agora vão poder fazer Educação Física e a escola vai ter mais conforto e mais organização", revelou.
Ginásios - A secretária Ariane Sá destacou a construção de 15 ginásios poliesportivos nesta edição do 'João Pessoa Faz Escola'. Nas edições anteriores já foram construídos 31, sendo 24 na primeira edição e sete na segunda. "Estas 25 unidades que vão receber as obras são as últimas em que se pode fazer ampliações, porque não há mais áreas disponíveis na rede escolar municipal. A Prefeitura está adquirindo terrenos próximos às unidades contempladas para fazer as ampliações", explicou.
Conforme a secretária de Educação, as obras serão realizadas até o fim de 2012, quando a rede escolar municipal deverá contar com mais de 1.200 salas de aula. "Em sete anos nós vamos dobrar o número de salas. Nós estamos diminuindo a média de estudantes por sala, passando de 45 para 35, o que contribui para um aprendizado mais proveitoso".
Ideb – O prefeito Luciano Agra destacou a esperança de que a educação consiga galgar novos degraus, obtendo uma média maior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com as melhorias de infraestrutura. "Nossa média aumentou 50% nos últimos anos, mas podemos melhorar muito. Hoje estamos com 3,7, mas queremos alcançar a média 5 até o fim da gestão". A média máxima do Ideb é

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou nesta quinta-feira (14) a terceira edição do Programa "João Pessoa Faz Escola", que fará reformas e ampliações em 19 escolas e seis Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), com investimentos de R$ 19,6 milhões. Na terceira etapa do programa, a PMJP vai construir 90 novas salas de aula, passando a disponibilizar mais de 1.200. "A educação para mim é tudo. Como professor e arquiteto valorizo ainda mais a função desse programa, porque a educação está no centro das minhas preocupações", afirmou o prefeito Luciano Agra. De acordo com ele, serão beneficiados mais de 25 mil alunos nesta etapa. O prefeito deve entregar nos seus três anos de gestão 250 novas salas de aula. A secretária de Educação, Ariane Sá, afirmou que as melhorias na infraestrutura das escolas proporcionam mais qualidade no trabalho dos profissionais da educação e no aprendizado dos estudantes. Com a terceira etapa do 'João Pessoa Faz Escola', são 428 unidades entregues pela PMJP, sendo 178 na primeira edição, em 2009, 160 na segunda, em 2010, e 90 na terceira. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Planejamento (Seplan), Tarcísio Brasilino, que é responsável pelas obras do programa, a PMJP está trabalhando na aquisição de terrenos e desapropriação de áreas para a ampliação das escolas e Creis. Ele destaca que as unidades de educação terão estruturas de acessibilidade e equipamentos de segurança, como a brigada de incêndio e saídas de emergência. Maria Dantas, diretora da Escola Pedra do Reino, no Grotão, está satisfeita com as reformas. A escola que ela dirige vai receber recursos de R$ 748 mil para construção de um ginásio poliesportivo, biblioteca e sala para professores, além de salas de aula. "Os alunos agora vão poder fazer Educação Física e a escola vai ter mais conforto e mais organização", revelou. Ginásios - A secretária Ariane Sá destacou a construção de 15 ginásios poliesportivos nesta edição do 'João Pessoa Faz Escola'. Nas edições anteriores já foram construídos 31, sendo 24 na primeira edição e sete na segunda. "Estas 25 unidades que vão receber as obras são as últimas em que se pode fazer ampliações, porque não há mais áreas disponíveis na rede escolar municipal. A Prefeitura está adquirindo terrenos próximos às unidades contempladas para fazer as ampliações", explicou. Conforme a secretária de Educação, as obras serão realizadas até o fim de 2012, quando a rede escolar municipal deverá contar com mais de 1.200 salas de aula. "Em sete anos nós vamos dobrar o número de salas. Nós estamos diminuindo a média de estudantes por sala, passando de 45 para 35, o que contribui para um aprendizado mais proveitoso". Ideb – O prefeito Luciano Agra destacou a esperança de que a educação consiga galgar novos degraus, obtendo uma média maior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com as melhorias de infraestrutura. "Nossa média aumentou 50% nos últimos anos, mas podemos melhorar muito. Hoje estamos com 3,7, mas queremos alcançar a média 5 até o fim da gestão". A média máxima do Ideb é

0 comentários
foto
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou nesta quinta-feira (14) a terceira edição do Programa "João Pessoa Faz Escola", que fará reformas e ampliações em 19 escolas e seis Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), com investimentos de R$ 19,6 milhões. Na terceira etapa do programa, a PMJP vai construir 90 novas salas de aula, passando a disponibilizar mais de 1.200.
"A educação para mim é tudo. Como professor e arquiteto valorizo ainda mais a função desse programa, porque a educação está no centro das minhas preocupações", afirmou o prefeito Luciano Agra. De acordo com ele, serão beneficiados mais de 25 mil alunos nesta etapa. O prefeito deve entregar nos seus três anos de gestão 250 novas salas de aula.
A secretária de Educação, Ariane Sá, afirmou que as melhorias na infraestrutura das escolas proporcionam mais qualidade no trabalho dos profissionais da educação e no aprendizado dos estudantes. Com a terceira etapa do 'João Pessoa Faz Escola', são 428 unidades entregues pela PMJP, sendo 178 na primeira edição, em 2009, 160 na segunda, em 2010, e 90 na terceira.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Planejamento (Seplan), Tarcísio Brasilino, que é responsável pelas obras do programa, a PMJP está trabalhando na aquisição de terrenos e desapropriação de áreas para a ampliação das escolas e Creis. Ele destaca que as unidades de educação terão estruturas de acessibilidade e equipamentos de segurança, como a brigada de incêndio e saídas de emergência.
Maria Dantas, diretora da Escola Pedra do Reino, no Grotão, está satisfeita com as reformas. A escola que ela dirige vai receber recursos de R$ 748 mil para construção de um ginásio poliesportivo, biblioteca e sala para professores, além de salas de aula. "Os alunos agora vão poder fazer Educação Física e a escola vai ter mais conforto e mais organização", revelou.
Ginásios - A secretária Ariane Sá destacou a construção de 15 ginásios poliesportivos nesta edição do 'João Pessoa Faz Escola'. Nas edições anteriores já foram construídos 31, sendo 24 na primeira edição e sete na segunda. "Estas 25 unidades que vão receber as obras são as últimas em que se pode fazer ampliações, porque não há mais áreas disponíveis na rede escolar municipal. A Prefeitura está adquirindo terrenos próximos às unidades contempladas para fazer as ampliações", explicou.
Conforme a secretária de Educação, as obras serão realizadas até o fim de 2012, quando a rede escolar municipal deverá contar com mais de 1.200 salas de aula. "Em sete anos nós vamos dobrar o número de salas. Nós estamos diminuindo a média de estudantes por sala, passando de 45 para 35, o que contribui para um aprendizado mais proveitoso".
Ideb – O prefeito Luciano Agra destacou a esperança de que a educação consiga galgar novos degraus, obtendo uma média maior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com as melhorias de infraestrutura. "Nossa média aumentou 50% nos últimos anos, mas podemos melhorar muito. Hoje estamos com 3,7, mas queremos alcançar a média 5 até o fim da gestão". A média máxima do Ideb é

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou nesta quinta-feira (14) a terceira edição do Programa "João Pessoa Faz Escola", que fará reformas e ampliações em 19 escolas e seis Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), com investimentos de R$ 19,6 milhões. Na terceira etapa do programa, a PMJP vai construir 90 novas salas de aula, passando a disponibilizar mais de 1.200. "A educação para mim é tudo. Como professor e arquiteto valorizo ainda mais a função desse programa, porque a educação está no centro das minhas preocupações", afirmou o prefeito Luciano Agra. De acordo com ele, serão beneficiados mais de 25 mil alunos nesta etapa. O prefeito deve entregar nos seus três anos de gestão 250 novas salas de aula. A secretária de Educação, Ariane Sá, afirmou que as melhorias na infraestrutura das escolas proporcionam mais qualidade no trabalho dos profissionais da educação e no aprendizado dos estudantes. Com a terceira etapa do 'João Pessoa Faz Escola', são 428 unidades entregues pela PMJP, sendo 178 na primeira edição, em 2009, 160 na segunda, em 2010, e 90 na terceira. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Planejamento (Seplan), Tarcísio Brasilino, que é responsável pelas obras do programa, a PMJP está trabalhando na aquisição de terrenos e desapropriação de áreas para a ampliação das escolas e Creis. Ele destaca que as unidades de educação terão estruturas de acessibilidade e equipamentos de segurança, como a brigada de incêndio e saídas de emergência. Maria Dantas, diretora da Escola Pedra do Reino, no Grotão, está satisfeita com as reformas. A escola que ela dirige vai receber recursos de R$ 748 mil para construção de um ginásio poliesportivo, biblioteca e sala para professores, além de salas de aula. "Os alunos agora vão poder fazer Educação Física e a escola vai ter mais conforto e mais organização", revelou. Ginásios - A secretária Ariane Sá destacou a construção de 15 ginásios poliesportivos nesta edição do 'João Pessoa Faz Escola'. Nas edições anteriores já foram construídos 31, sendo 24 na primeira edição e sete na segunda. "Estas 25 unidades que vão receber as obras são as últimas em que se pode fazer ampliações, porque não há mais áreas disponíveis na rede escolar municipal. A Prefeitura está adquirindo terrenos próximos às unidades contempladas para fazer as ampliações", explicou. Conforme a secretária de Educação, as obras serão realizadas até o fim de 2012, quando a rede escolar municipal deverá contar com mais de 1.200 salas de aula. "Em sete anos nós vamos dobrar o número de salas. Nós estamos diminuindo a média de estudantes por sala, passando de 45 para 35, o que contribui para um aprendizado mais proveitoso". Ideb – O prefeito Luciano Agra destacou a esperança de que a educação consiga galgar novos degraus, obtendo uma média maior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com as melhorias de infraestrutura. "Nossa média aumentou 50% nos últimos anos, mas podemos melhorar muito. Hoje estamos com 3,7, mas queremos alcançar a média 5 até o fim da gestão". A média máxima do Ideb é

0 comentários
foto
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou nesta quinta-feira (14) a terceira edição do Programa "João Pessoa Faz Escola", que fará reformas e ampliações em 19 escolas e seis Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), com investimentos de R$ 19,6 milhões. Na terceira etapa do programa, a PMJP vai construir 90 novas salas de aula, passando a disponibilizar mais de 1.200.
"A educação para mim é tudo. Como professor e arquiteto valorizo ainda mais a função desse programa, porque a educação está no centro das minhas preocupações", afirmou o prefeito Luciano Agra. De acordo com ele, serão beneficiados mais de 25 mil alunos nesta etapa. O prefeito deve entregar nos seus três anos de gestão 250 novas salas de aula.
A secretária de Educação, Ariane Sá, afirmou que as melhorias na infraestrutura das escolas proporcionam mais qualidade no trabalho dos profissionais da educação e no aprendizado dos estudantes. Com a terceira etapa do 'João Pessoa Faz Escola', são 428 unidades entregues pela PMJP, sendo 178 na primeira edição, em 2009, 160 na segunda, em 2010, e 90 na terceira.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Planejamento (Seplan), Tarcísio Brasilino, que é responsável pelas obras do programa, a PMJP está trabalhando na aquisição de terrenos e desapropriação de áreas para a ampliação das escolas e Creis. Ele destaca que as unidades de educação terão estruturas de acessibilidade e equipamentos de segurança, como a brigada de incêndio e saídas de emergência.
Maria Dantas, diretora da Escola Pedra do Reino, no Grotão, está satisfeita com as reformas. A escola que ela dirige vai receber recursos de R$ 748 mil para construção de um ginásio poliesportivo, biblioteca e sala para professores, além de salas de aula. "Os alunos agora vão poder fazer Educação Física e a escola vai ter mais conforto e mais organização", revelou.
Ginásios - A secretária Ariane Sá destacou a construção de 15 ginásios poliesportivos nesta edição do 'João Pessoa Faz Escola'. Nas edições anteriores já foram construídos 31, sendo 24 na primeira edição e sete na segunda. "Estas 25 unidades que vão receber as obras são as últimas em que se pode fazer ampliações, porque não há mais áreas disponíveis na rede escolar municipal. A Prefeitura está adquirindo terrenos próximos às unidades contempladas para fazer as ampliações", explicou.
Conforme a secretária de Educação, as obras serão realizadas até o fim de 2012, quando a rede escolar municipal deverá contar com mais de 1.200 salas de aula. "Em sete anos nós vamos dobrar o número de salas. Nós estamos diminuindo a média de estudantes por sala, passando de 45 para 35, o que contribui para um aprendizado mais proveitoso".
Ideb – O prefeito Luciano Agra destacou a esperança de que a educação consiga galgar novos degraus, obtendo uma média maior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com as melhorias de infraestrutura. "Nossa média aumentou 50% nos últimos anos, mas podemos melhorar muito. Hoje estamos com 3,7, mas queremos alcançar a média 5 até o fim da gestão". A média máxima do Ideb é

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou nesta quinta-feira (14) a terceira edição do Programa "João Pessoa Faz Escola", que fará reformas e ampliações em 19 escolas e seis Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), com investimentos de R$ 19,6 milhões. Na terceira etapa do programa, a PMJP vai construir 90 novas salas de aula, passando a disponibilizar mais de 1.200. "A educação para mim é tudo. Como professor e arquiteto valorizo ainda mais a função desse programa, porque a educação está no centro das minhas preocupações", afirmou o prefeito Luciano Agra. De acordo com ele, serão beneficiados mais de 25 mil alunos nesta etapa. O prefeito deve entregar nos seus três anos de gestão 250 novas salas de aula. A secretária de Educação, Ariane Sá, afirmou que as melhorias na infraestrutura das escolas proporcionam mais qualidade no trabalho dos profissionais da educação e no aprendizado dos estudantes. Com a terceira etapa do 'João Pessoa Faz Escola', são 428 unidades entregues pela PMJP, sendo 178 na primeira edição, em 2009, 160 na segunda, em 2010, e 90 na terceira. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Planejamento (Seplan), Tarcísio Brasilino, que é responsável pelas obras do programa, a PMJP está trabalhando na aquisição de terrenos e desapropriação de áreas para a ampliação das escolas e Creis. Ele destaca que as unidades de educação terão estruturas de acessibilidade e equipamentos de segurança, como a brigada de incêndio e saídas de emergência. Maria Dantas, diretora da Escola Pedra do Reino, no Grotão, está satisfeita com as reformas. A escola que ela dirige vai receber recursos de R$ 748 mil para construção de um ginásio poliesportivo, biblioteca e sala para professores, além de salas de aula. "Os alunos agora vão poder fazer Educação Física e a escola vai ter mais conforto e mais organização", revelou. Ginásios - A secretária Ariane Sá destacou a construção de 15 ginásios poliesportivos nesta edição do 'João Pessoa Faz Escola'. Nas edições anteriores já foram construídos 31, sendo 24 na primeira edição e sete na segunda. "Estas 25 unidades que vão receber as obras são as últimas em que se pode fazer ampliações, porque não há mais áreas disponíveis na rede escolar municipal. A Prefeitura está adquirindo terrenos próximos às unidades contempladas para fazer as ampliações", explicou. Conforme a secretária de Educação, as obras serão realizadas até o fim de 2012, quando a rede escolar municipal deverá contar com mais de 1.200 salas de aula. "Em sete anos nós vamos dobrar o número de salas. Nós estamos diminuindo a média de estudantes por sala, passando de 45 para 35, o que contribui para um aprendizado mais proveitoso". Ideb – O prefeito Luciano Agra destacou a esperança de que a educação consiga galgar novos degraus, obtendo uma média maior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com as melhorias de infraestrutura. "Nossa média aumentou 50% nos últimos anos, mas podemos melhorar muito. Hoje estamos com 3,7, mas queremos alcançar a média 5 até o fim da gestão". A média máxima do Ideb é

0 comentários
foto
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou nesta quinta-feira (14) a terceira edição do Programa "João Pessoa Faz Escola", que fará reformas e ampliações em 19 escolas e seis Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), com investimentos de R$ 19,6 milhões. Na terceira etapa do programa, a PMJP vai construir 90 novas salas de aula, passando a disponibilizar mais de 1.200.
"A educação para mim é tudo. Como professor e arquiteto valorizo ainda mais a função desse programa, porque a educação está no centro das minhas preocupações", afirmou o prefeito Luciano Agra. De acordo com ele, serão beneficiados mais de 25 mil alunos nesta etapa. O prefeito deve entregar nos seus três anos de gestão 250 novas salas de aula.
A secretária de Educação, Ariane Sá, afirmou que as melhorias na infraestrutura das escolas proporcionam mais qualidade no trabalho dos profissionais da educação e no aprendizado dos estudantes. Com a terceira etapa do 'João Pessoa Faz Escola', são 428 unidades entregues pela PMJP, sendo 178 na primeira edição, em 2009, 160 na segunda, em 2010, e 90 na terceira.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Planejamento (Seplan), Tarcísio Brasilino, que é responsável pelas obras do programa, a PMJP está trabalhando na aquisição de terrenos e desapropriação de áreas para a ampliação das escolas e Creis. Ele destaca que as unidades de educação terão estruturas de acessibilidade e equipamentos de segurança, como a brigada de incêndio e saídas de emergência.
Maria Dantas, diretora da Escola Pedra do Reino, no Grotão, está satisfeita com as reformas. A escola que ela dirige vai receber recursos de R$ 748 mil para construção de um ginásio poliesportivo, biblioteca e sala para professores, além de salas de aula. "Os alunos agora vão poder fazer Educação Física e a escola vai ter mais conforto e mais organização", revelou.
Ginásios - A secretária Ariane Sá destacou a construção de 15 ginásios poliesportivos nesta edição do 'João Pessoa Faz Escola'. Nas edições anteriores já foram construídos 31, sendo 24 na primeira edição e sete na segunda. "Estas 25 unidades que vão receber as obras são as últimas em que se pode fazer ampliações, porque não há mais áreas disponíveis na rede escolar municipal. A Prefeitura está adquirindo terrenos próximos às unidades contempladas para fazer as ampliações", explicou.
Conforme a secretária de Educação, as obras serão realizadas até o fim de 2012, quando a rede escolar municipal deverá contar com mais de 1.200 salas de aula. "Em sete anos nós vamos dobrar o número de salas. Nós estamos diminuindo a média de estudantes por sala, passando de 45 para 35, o que contribui para um aprendizado mais proveitoso".
Ideb – O prefeito Luciano Agra destacou a esperança de que a educação consiga galgar novos degraus, obtendo uma média maior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com as melhorias de infraestrutura. "Nossa média aumentou 50% nos últimos anos, mas podemos melhorar muito. Hoje estamos com 3,7, mas queremos alcançar a média 5 até o fim da gestão". A média máxima do Ideb é

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JOÃO PESSOA - CME

0 comentários

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JOÃO PESSOA - CME

O que é?

É um órgão representativo da comunidade, com funções propositiva, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora, deliberativa e normativa. É o mediador entre a Sociedade Civil e o Poder Municipal na discussão, elaboração e implementação das políticas municipais de educação, da gestão democrática do ensino público e da defesa da educação de qualidade para todos. O Conselho de Educação do Município de João Pessoa foi instituído pelos decretos n°. 519, de 08 de janeiro de 1974 e n°. 559, de 11 de junho de 1974. Com a promulgação da Lei N°. 8.996, de 27 de dezembro de 1999, passa a integrar o Sistema Municipal de Ensino(S M E). O Conselho Municipal de Educação é reconhecido pelo decreto 5.227/2004 de 14 de Dezembro, composto de 106 artigos.

Compete ao Conselho Municipal de Educação:

  1. Estabelecer normas para a organização da parte diversificada do currículo escolar;
  2. Autorizar o funcionamento e credenciar das instituições de ensino integrante do Sistema;
  3. Subsidiar a elaboração, acompanhar a execução e a avaliação do Plano Municipal de Educação;
  4. Conceder autorização de Funcionamento e Credenciamento das Instituições de Educação Infantil mantidas pela Rede Municipal e pela Iniciativa Privada do Município de João Pessoa, e das Instituições de Ensino Fundamental mantidas pela Rede Pública Municipal, mediante a apresentação, de seu PPP e Regimento Escolar.
  5. Conceder autorização de Funcionamento e Credenciamento das Instituições de Educação Infantil mantidas pela Rede Municipal e pela Iniciativa Privada do Município de João Pessoa, e das Instituições de Ensino Fundamental mantidas pela Rede Pública Municipal, mediante a apresentação, de seu PPP e Regimento Escolar.
  6. Julgar em Segunda Instância, as decisões emanadas dos Colegiados das Instituições de Ensino integrante do Sistema.

Composição

O CME é composto por 12 membros e respectivos suplentes, nomeados pelo Prefeito, incluindo representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, sendo:
  • 03 da SEDEC;
  • 01 Gestor;
  • 01 da SEDES;
  • 01 SEC.
  • 01 Pai e/ou Mãe de aluno;
  • 01 Representante de Instituição de Ensino Superior;
  • 01 Professor, eleito em assembléia;
  • 01 Gestor de Escola Privada de Educação Infantil;
  • 01 Representante de Órgãos ligados à defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes
  • 01 Aluno maior de 16 anos, eleitos pelos alunos que integram os Conselhos Deliberativos das Escolas.

Conselheiros atuais:

  • Maria Conceição da Silva (Presidenta)
  • Eliene Dias da Silva (Vice-presidenta)

CÂMARA DE ENSINO FUNDAMENTAL:

  • Maria Alves de Sousa Lima (Presidenta);
  • Antonio Marcelo Bandeira Alves;
  • Eliene Dias da Silva
  • Betanea de Fátima Filgueira Vital
  • Vera Lúcia Lins.

CÂMARA DE EDUCAÇÃO INFANTIL:

  • Gilberto Cruz de Araújo (Presidente);
  • Manoel Soares Rodrigues;
  • Maria Conceição da Silva;
  • Maria da Salete Farias;
  • Niete André Campos.