A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou nesta quinta-feira (14) a terceira edição do Programa "João Pessoa Faz Escola", que fará reformas e ampliações em 19 escolas e seis Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), com investimentos de R$ 19,6 milhões. Na terceira etapa do programa, a PMJP vai construir 90 novas salas de aula, passando a disponibilizar mais de 1.200.
"A educação para mim é tudo. Como professor e arquiteto valorizo ainda mais a função desse programa, porque a educação está no centro das minhas preocupações", afirmou o prefeito Luciano Agra. De acordo com ele, serão beneficiados mais de 25 mil alunos nesta etapa. O prefeito deve entregar nos seus três anos de gestão 250 novas salas de aula.
A secretária de Educação, Ariane Sá, afirmou que as melhorias na infraestrutura das escolas proporcionam mais qualidade no trabalho dos profissionais da educação e no aprendizado dos estudantes. Com a terceira etapa do 'João Pessoa Faz Escola', são 428 unidades entregues pela PMJP, sendo 178 na primeira edição, em 2009, 160 na segunda, em 2010, e 90 na terceira.
De acordo com o engenheiro da Secretaria de Planejamento (Seplan), Tarcísio Brasilino, que é responsável pelas obras do programa, a PMJP está trabalhando na aquisição de terrenos e desapropriação de áreas para a ampliação das escolas e Creis. Ele destaca que as unidades de educação terão estruturas de acessibilidade e equipamentos de segurança, como a brigada de incêndio e saídas de emergência.
Maria Dantas, diretora da Escola Pedra do Reino, no Grotão, está satisfeita com as reformas. A escola que ela dirige vai receber recursos de R$ 748 mil para construção de um ginásio poliesportivo, biblioteca e sala para professores, além de salas de aula. "Os alunos agora vão poder fazer Educação Física e a escola vai ter mais conforto e mais organização", revelou.
Ginásios - A secretária Ariane Sá destacou a construção de 15 ginásios poliesportivos nesta edição do 'João Pessoa Faz Escola'. Nas edições anteriores já foram construídos 31, sendo 24 na primeira edição e sete na segunda. "Estas 25 unidades que vão receber as obras são as últimas em que se pode fazer ampliações, porque não há mais áreas disponíveis na rede escolar municipal. A Prefeitura está adquirindo terrenos próximos às unidades contempladas para fazer as ampliações", explicou.
Conforme a secretária de Educação, as obras serão realizadas até o fim de 2012, quando a rede escolar municipal deverá contar com mais de 1.200 salas de aula. "Em sete anos nós vamos dobrar o número de salas. Nós estamos diminuindo a média de estudantes por sala, passando de 45 para 35, o que contribui para um aprendizado mais proveitoso".
Ideb – O prefeito Luciano Agra destacou a esperança de que a educação consiga galgar novos degraus, obtendo uma média maior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com as melhorias de infraestrutura. "Nossa média aumentou 50% nos últimos anos, mas podemos melhorar muito. Hoje estamos com 3,7, mas queremos alcançar a média 5 até o fim da gestão". A média máxima do Ideb é
0 comentários:
Postar um comentário